Como as Bibliotecas Escolares não podem emprestar livros em papel sugerem, para leitura, neste 3º período, e para os alunos do secundário ou adultos o site:
https://lisboasecreta.co/10-obras-primas-da-literatura-por…/ , onde pode encontrar:
1- “O Livro do Desassossego”, Fernando Pessoa
Editado somente em 1982, “O Livro do Desassossego” é assinado por Bernardo Soares, uma das muitas personagens criadas pelo poeta.
2 – “Amor de Perdição”, Camilo Castelo Branco.
Esta obra de Camilo Castelo Branco publicada em 1862 é uma das histórias de amor mais marcantes da literatura portuguesa.
3 – “Os Maias”, Eça de Queirós
Apontado por muitos como um dos livros mais notáveis da literatura nacional, “Os Maias” foca a história da aristocrática família Maia na sociedade lisboeta do século XIX.
4 – “Sonetos Completos”, Florbela Espanca
5 – “As Pupilas do Senhor Reitor”, Júlio Dinis
Lançado primeiro como folhetim de jornal, em 1863, e depois editado em livro, em 1867, este é o primeiro romance de Júlio Dinis, tido como uma das obras mais populares dos séculos XIX e XX.
6 – “Viagens na Minha Terra”, Almeida Garrett
Obra-prima da literatura portuguesa romântica, “Viagens na Minha Terra” narra uma viagem de Lisboa a Santarém enquanto apresenta uma reflexão profunda sobre Portugal do século XIX.
7 – “Poesias Eróticas, Burlescas e Satíricas”, Bocage
Foi uma obra polémica na época em que foi editada (1854), mas é de qualidade inquestionável.
8 – “Antologia Poética”, Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
9 – “Só”, António Nobre
Editado originalmente em 1892, em Paris, é um dos livros essenciais das letras e da poesia nacionais.
10 – “Húmus”, Raúl Brandão
É talvez o livro menos conhecido desta lista mas merece o lugar de destaque, principalmente por ter sido uma obra inovadora na época em que foi editado (1917).