A edição de 2020 dos Encontros Documentais, este ano subordinada ao tema “Bibliotecas, Arquivos e Museus: Redes”, vai voltar a desenrolar-se numa única sessão, a ter lugar no dia 19 de fevereiro, nas instalações da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires.
A iniciativa vai voltar a contar com um painel de diversos nomes reconhecidos da área, que irão abordar e debater importantes assuntos da relação entre os serviços de Biblioteca, Arquivo, Museus e os cidadãos.
A edição de 2020 dos Encontros Documentais vai contar com a presença de Manuela Carvalho, Deolinda Campos e Lucília Santos (Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude – Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande) com o tema ‘Bibliotecas em Rede – Terras de Monsalude’.
Vão estar ainda presentes, Ana Sofia Marçal e Joana M. Lopes (Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes - Sertã) com o tema ‘Leitores do Património: Projeto de Investigação Cultural e Educativo’, Jorge Janeiro (Rede de Arquivos do Alentejo – Distrito de Évora) a apresentar a temática ‘Proteger o que é nosso!: A Estratégia de Salvaguarda dos Arquivos Locais da RAA-DE’ e Dina Ramos (docente na Universidade de Aveiro, Investigadora da GOVCOPP e Coordenadora do Projeto Gândara TourSensations) com ‘Como criar Sinergias entre museus de base local)’. As Oficinas temáticas estarão a cargo de Luís Batista (docente no Agrupamento de Escolas de Vila de Rei) – ‘As potencialidades multimédias de um smartphone II – som e vídeo’ – e de Pedro Rafael Gomes (Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares) – ‘Ser colaborativo, ser cidadão ativo’.