Projeto Memórias das Terras de Monsalude
A Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude (RB Monsalude) inaugura hoje, dia 23 de abril de 2020, o espaço online do projeto: Memórias das Terras de Monsalude. No separador Memórias, deste portal, é possível consultar o produto do trabalho de recolha de património material e imaterial, implementado por esta rede de bibliotecas. O projeto, dinamizado pelas bibliotecas públicas, escolares e arquivo municipal, dos três concelhos que integram esta rede, pretende valorizar as comunidades locais e as suas vivências, recolher, preservar e divulgar as memórias relacionadas com as suas formas de vida, ao mesmo tempo que valoriza o património cultural e recupera as memórias para as gerações vindouras.
Agradecemos, reconhecidamente, a todos aqueles que generosamente se disponibilizaram para oferecer o seu testemunho e/ou partilhar materiais diversos, contribuindo para a construção coletiva da identidade local, tão relevante no mundo global.
O projeto é cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Fundo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de 2017, integra a Rede de Bibliotecas Escolares e conta com a colaboração da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria e da Memoria Imaterial CRL. Os produtos da recolha já efetuada, não se esgotam nos vídeos que hoje apresentamos, gradualmente, à medida que se concluir o seu processo de tratamento técnico e arquivo, serão disponibilizados neste espaço de exposição. Continue, por isso, a acompanhar-nos.
Assinalamos deste modo, o Dia Mundial do Livro, que hoje se comemora e cujo lema de 2020 é: Um livro no coração. Todos somos Livros. Não podia estar mais em sintonia com os livros humanos que hoje lhe oferecemos. Boa leitura.
Equipa Coordenadora da RB Monsalude
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Objetivos:
- Valorizar as populações locais e as suas vivências, promovendo o convívio intergeracional;
- Estabelecer parcerias com instituições que possam colaborar na concretização do projeto, qualificando-o;
- Promover a valorização do património cultural, dando-lhe novas interpretações e utilizações;
- Recolher e preservar os modos de vida e as memórias relacionadas com o trabalho, os divertimentos, as celebrações, as festas, o ensino e a vida social, entre outras;
- Estimular a reflexão em torno da importância do património cultural, através da realização de ações de formação, palestras e suporte para a recriação de tradições;
- Divulgar as informações recolhidas através de exposições, sessões temáticas, publicações e da disponibilização de recursos online e em papel.
Linhas de ação:
1- Criação de um serviço de biblioteca à distância, que se deslocará regularmente às pequenas localidades dos concelhos, por rotas definidas, dinamizando atividades (sessões de esclarecimento e de partilha de experiências, sessões de contos, entre outras) e levando recursos das bibliotecas.
2- Realização de um trabalho de recolha e preservação de memórias, tradições e acontecimentos que se desenvolveram durante séculos nestes territórios e que, com as mudanças ocorridas nos modos de vida e nas diversas instituições locais, sobretudo ao longo do século passado, estão em vias de desaparecer e de serem esquecidas.
Não existe qualquer estudo ou recolha deste âmbito nos três concelhos e, perante o risco de perda significativa deste importante património, é da maior importância recolher, preservar, organizar e divulgar todo um conjunto de informações e memórias destas comunidades sobre os mais diversos aspetos do seu quotidiano. Numa primeira análise considera-se importante incidir sobre diversas temáticas, organizadas em quatro elementos axiais: vida de família (organização doméstica, gastronomia, tradições, rezas, ladainhas, lendas, …); escola (acesso à escola, livros e materiais pedagógicos…); trabalho (áreas de trabalho, condições, ferramentas, técnicas…); migrações e viagens (emigrantes e imigrantes, exílios, participação na guerra) e brincar/festejar/conviver (brinquedos e brincadeiras, jogos, festejos, músicas…). É preciso, igualmente, recuperar, conservar e dar a conhecer o património documental local, sob as suas mais diversas formas (imprensa, fotografias, materiais de arquivo…), porque serão fontes de informação únicas, mas também um forte instrumento identitário de construção individual e coletiva. Este trabalho terá também uma vertente de articulação com as escolas, envolvendo professores e alunos na recolha e na ligação às populações, estreitando a ligação intergeracional e promovendo a valorização do conhecimento dos mais velhos.