Manuela Mota Ribeiro nasceu em 1970, na cidade do Porto. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no ano de 1994. Especializou-se em Medicina Física e de Reabilitação em 2002 (Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de S. João). Tendo dedicado a sua vida profissional à atividade médica e ao ensino universitário, foi diretora da Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2006, e assistente de Anatomia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 2006 e 2010. Atualmente, dedica-se, quase em exclusivo, à escrita.
A escritora tem vindo a desenvolver um trabalho extraordinário nas escolas, através de sessões educativas sobre as suas histórias.
Atuando de forma direta na saúde, educação e desenvolvimento das crianças, Manuela Mota Ribeiro dá vida às múltiplas personagens que vivem nos seus livros, reforçando temas tão importantes como a higiene oral, a alimentação saudável, o "bullying" e a prevenção rodoviária, entre outros.
Com a simpatia que lhe é característica, cria, durante as suas apresentações, um ambiente de alegria e bem-estar, e mostra aos mais pequenos que as histórias, além de divertidas, também fazem sonhar. E curar.
Alguns dos seus mais recentes títulos da escritora portuense vêm acompanhados por um CD com músicas infantis da cantora Sofia Ribeiro, sua irmã.
Kiko, O Dentinho de Leite; Edmar, O Passarinho Albino são dois títulos que constam do Plano Nacional de Leitura. Através da história do Kiko – um dentinho de leite que vive na boca do Tomás – e da bonita e divertida música de Sofia Ribeiro, que acompanha o livro, sensibilizam-se crianças e adultos para a importância da higiene oral. Teve o apoio pedagógico da Ordem dos Médicos
Dentistas. Faz parte do KIT SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares). A outra história pretende chamar a atenção dos leitores para a necessidade de respeitarmos e ajudarmos os outros, de um modo especial aqueles que apresentam limitações ou se sentem diferentes e frágeis, abordando, assim, a temática da “diferença” e do “bullying”. Estimula o diálogo entre pais e filhos sobre estas temáticas, e incentiva os pais a treinarem os seus filhos no sentido de serem capazes de ouvir comentários desagradáveis sem se deixarem abater ou irritar.