Em 2017, celebram-se os 120 do nascimento de Enid Mary Blyton (11 de agosto de 1897) escritora inglesa autora de conhecidos livros de aventura juvenil como “Os Cinco”, “Os Sete”, entre outros, que fizeram muitos leitores, durante gerações.
Para os menos jovens: regresse à sua juventude e não perca a oportunidade de, neste verão, reler algumas destas aventuras;
Para ao mais jovens: vem descobrir uma série de aventuras entre amigos inseparáveis que, numa versão portuguesa, podes encontrar nos livros da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Nem a propósito, acaba de sair “Uma Aventura em Conímbriga” que se passa aqui tão perto de nós, em Condeixa, num local cheio de história a que Castanheira de Pera, pela sua lenda da Princesa Peralta, se encontra ligada.
O Professor Jorge convidou os nossos heróis a visitar as ruínas de Conímbriga e representarem algumas figuras romanas na recriação histórica que ali se realiza todos os anos. O Chico, como gladiador romano, ficou de defrontar o Dragão, também figurante de gladiador, e que, por sinal, além de ser chefe de uma quadrilha é também muito mal-encarado.
A luta entre os dois gladiadores torna-se mais violenta e o João, que pensa que a luta está a ser mais a sério do que deveria ser, mandou uma pedrada ao Dragão, que não gostou nada e decidiu, no fim do combate, perseguir os nossos amigos para ajustar contas. Eles tiveram que se refugiar na tenda vermelha de Líria, a guardiã, que guarda alguns segredos. Ela conta-lhes a existência do tesouro dos Valérios, cujo enigma para o descobrir se encontra na Casa dos Repuxos.
Não sabemos se existe ou não um tesouro, mas os elementos da quadrilha do Dragão, que estavam junto da tenda vermelha, ouviram a Líria a contar a história, e vão fazer tudo para que sejam eles a apanhar o tesouro. Uma trama cheia de peripécias que se vai desenrolar nas ruínas romanas de Conímbriga e com a ajuda de um arqueólogo que trabalha nas escavações e que por acaso até é um descendente dos Valérios tudo se resolverá a favor dos nossos heróis.