No dia 09 de fevereiro de 2021, celebra-se o “Dia da Internet Mais Segura” evento que, ao longo dos anos, se tem tornado marcante no calendário da segurança na Internet, sendo hoje, comemorado em mais de 140 países e em todos continentes.
Numa era em que, apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais cidadãos acedem à palavra e à voz no espaço público, as questões da liberdade – e da consequente responsabilidade – colocam-se ainda com mais premência, como um desafio à qualidade da vida pública, no contexto da sociedade global.
Face à atual conjetura pandémica, cresceu muito a utilização das tecnologias no meio escolar para permitir dar continuidade, não presencial, do ensino, o que muito densifica a relevância desta atividade dinâmica, com os estabelecimentos escolares, focada nas crianças, jovens e encarregados de educação.
À semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.
A campanha pretende chamar a atenção dos jovens, crianças, pais, professores, incentivando para a união e criação de um espaço melhor para todos na Internet. As bibliotecas escolares têm um papel fundamental na abordagem dos temas da segurança digital entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais. Assim, espera-se que desenvolvam atividades nesta área durante todo o ano, mas sobretudo ao longo do mês de fevereiro.
A Seguranet disponibiliza sugestões de atividades e recursos de apoio e convida todos a participarem.